Pular para o conteúdo principal
  1. Home
  2. Casos de sucesso
  3. Refinaria PETRONAS obtém economia significativa com ajuda da TLV & Enproserve
  • Reduzir despesas operacionais
  • Refinarias e petroquímica
  • Purgadores de Vapor

Refinaria PETRONAS obtém economia significativa com ajuda da TLV & Enproserve

TLV Engineering Sdn Bhd (Malaysia)

SS1 and JH5 Free Float traps were among the TLV models implemented at the refinery.
Os purgadores de boia livre SS1 e JH5 estavam entre os modelos TLV implementados na refinaria.
A TLV e a Enproserve (distribuidora da TLV) ajudaram uma refinaria de petróleo da Malásia com seu sistema de vapor, resultando em mais de RM 3.6 milhões (aproximadamente US $ 980.000) em economia líquida por meio do melhor gerenciamento de purgadores de vapor.

Um número substancial de falhas nos purgadores de vapor em 2012 levou a PETRONAS Penapisan (Terengganu) Sdn Bhd [PP (T) SB], uma empresa subsidiária da PETRONAS na Malásia, a buscar ajuda da TLV. Ao realizar um levantamento de purgadores de vapor, a TLV descobriu uma taxa de falha de purgadores de cerca de 53% diretamente responsável por uma perda anual estimada de RM 0,98 milhões. Esta estimativa não inclui perdas devido a vazamentos de vapor de tubulações e outras válvulas.

Em resposta a esses números chocantes, a equipe do Departamento de Serviços Técnicos da PP (T) SB trabalhou com a TLV e a Enproserve (M) Sdn Bhd para substituir os purgadores de vapor defeituosos, reparar tubos e válvulas com vazamentos e implementar inspeções de purgadores de vapor para monitorar o desempenho. Aproximadamente 32% dos purgadores de vapor termodinâmicos existentes foram substituídas por modelos TLV com melhor eficiência energética com conexões modificadas para melhorar a eficiência de manutenção e reduzir as perdas de vapor.

Além da substituição de purgadores de vapor com falha, os locais de descarga de condensado (CDLs) também foram reconfigurados para aumentar a confiabilidade dos purgadores de vapor. Com o aumento do retorno de condensado, a PP (T) SB viu melhorias imediatas na economia de vapor depois que a planta voltou a operar em julho de 2014.

Satisfeita com as melhorias alcançadas pelo programa, a PP (T) SB Management comentou que o Sistema de Gerenciamento de Purgadores da TLV é um “projeto de alto retorno que minimiza a perda de vapor / condensado e resolve problemas de baixa confiabilidade de vapor”. Eles também recomendaram a substituição e adequação dos purgadores de vapor remanescentes em serviço para reduzir ainda mais as perdas de vapor / condensado em todas as áreas durante as próximas paradas.

O projeto resultou em uma economia estimada em RM 3,6 milhões através de melhor gerenciamento de purgadores de vapor, bem como uma redução da emissão de gás carbono da planta e no consumo de energia. Com a remoção mais efetiva do condensado, o risco de golpe de aríete também foi reduzido significativamente, permitindo uma operação mais segura na fábrica.