Pular para o conteúdo principal
  1. Home
  2. Recursos do vapor
  3. Teoria do Vapor
  4. Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Eficiência energética

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Nuvens de Vapor: Energia Sendo Desperdiçada

Nuvens de vapor são uma visão comum em algumas plantas de processo. Estas nuvens são frequentemente consideradas como subprodutos inevitáveis em processos de aquecimento a vapor. No entanto, as nuvens são desagradáveis e pior, podem criar um problema de segurança por crescimento subsequente de algas ou congelamento da água que cai. As nuvens de vapor podem também tornar a planta quente e desagradável se forem ventiladas internamente. Além do mais, o que não deve ser esquecido é que elas constituem energia térmica potencialmente valiosa que sera desperdiçada.

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Quando usado em processos de aquecimento, o vapor perde sua energia de calor latente e condensado. O condensado resultante está normalmente a acima de 100°C [212°F] e pode conter até 30% da energia térmica originalmente contida no vapor. Quando o vapor flash a partir do condensado for lançado à atmosfera, muito do que pode ser recuperado dessa energia térmica valiosa é desperdiçado.

Se o Condensado Não for Coletado

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Se o Condensado for Coletado

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Alguns processos de aquecimento que usam injeção direta de vapor, tais como os vaporizadores, autoclaves, esterilizadores e vulcanizadores de borracha, precisam liberar vapor de seus sistemas. Essas aberturas podem oferecer uma oportunidade para o uso de energia, ao invés de descarregar para a atmosfera.

Ao fazer a coleta e reutilizar o calor viável do condensado e do vapor, as plantas podem reduzir as nuvens de vapor indesejáveis, poupar energia e reduzir os custos de operação—tudo ao mesm tempo!

Abaixo estão alguns exemplos de nuvens de vapor em plantas que usam vapor.

Do Tanque de Coleta de Condensado, Vapor Eliminado à Atmosfera

O vapor que sai de um tanque de coleta de condensado é um sinal de que, embora o condensado esteja sendo devidamente coletado no tanque, o calor em excesso está escapando do condensado e sendo descartado como desperdício.

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

As plantas com este problema podem implementar as seguintes contra-medidas, para fazer melhor uso do excesso de energia térmica.

Recuperação de Condensado à Alta Pressão

O condensado pode ser retornado diretamente para a caldeira usando uma bomba especializada para o condensado à alta pressão, em vez de ser enviado para o tanque de alimentação.

Compressor a Vapor

O condensado pode ser transformado em flash e então usado para preaquecimento de outras aplicações ou enviado para a caldeira.

O vapor flash à baixa pressão pode ser pressurizado e reutilizado em vários processos.

Trocador de Calor de Condensação de Vapor

O vapor flash pode ser usado em um trocador de calor para aquecer a água.

Nuvens de Vapor Emitidas pela Caldeira

Existem algumas plantas em que o vapor da caldeira deve ser feito embora não haja uso suficiente para todo esse vapor. Nesses casos, uma parte desse vapor é ventilado para evitar o aumento de pressão. Os exemplos incluem algumas plantas que queimam as lascas de madeira (na ausência de incinerador).

Sempre que as caldeiras produzirem mais vapor do que o necessário para aplicações de processo, os gestores das plantas devem considerar o uso do vapor para gerar energia. Esta energia extra pode ser usada dentro da planta ou vendido de volta para a rede elétrica.

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Nuvens de Vapor Saindo de um Tubo de Ventilação

Em alguns sistemas a vapor onde o condensado é recuperado, as nuvens de vapor podem ocasionalmente ser vistas saindo dos tubos de ventilação agindo como vasos de flash.

Os tubos de ventilação reduzem a pressão na saída dos purgadores de vapor, permitindo assim que o condensado seja bombeado e os purgadores de outros equipamentos de baixa pressão drenem para essas linhas de retorno. O vapor flash saindo desses eliminadores pode ser coletado e reusado.

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Este vapor flash pode ser pressurizado e utilizado em vários processos, ou pode ser enviado para um trocador de calor para aquecer a água de alimentação

Nuvens de Vapor Emitidas pelo Condensado Drenado para um Ralo

Talvez a caldeira esteja longe demais, ou não há condensado o suficiente para justificar o retorno, ou o nível de pressão do condensado seja baixo demais…Seja qual for a razão, muitas plantas optam por desperdiçar e descartar o condensado ao invés de coletar.

Recuperação de Nuvens de Vapor e Calor Residual

Em muitos casos, as plantas podem conseguir economias de energia encaminhando o condensado dos processos para um tanque de coleta para retornar direto à caldeira usando uma bomba, ou permitindo que se transforme em flash e, em seguida, usando o vapor resultante em um trocador de calor local.